Hoje temos a necessidade de compartilhar um pouco sobre o início de um caminho, uma jornada por uma estrada que irá alterar a vida presente e futura de toda uma família.
Não vamos neste relato expor os motivos dessa imigração em massa de brasileiros para Portugal por motivos óbvios que são do conhecimento de todos, mas importante é esclarecer alguns passos a serem dados para uma mudança tão gigantesca onde o desgaste, desilusão e receio das pessoas com os rumos que são seguidos por seu país estão a tomar, e que servem de combustível para a busca de novas esperanças.
Aqui, em nosso dia a dia, nos deparamos com inúmeras famílias que simplesmente largam tudo e chegam a Europa sem ao menos ter onde morar ou qualquer emprego que lhes possam suprir o básico para a sobrevivência, e são famílias com filhos, e alguns casos bebês, que acabam por depender de auxilio de igrejas e outras associações.
Não pode ser esse o caminho.
A internet oferece uma quantidade enorme de informações, onde é preciso ter cuidado e saber filtrar informações postadas por diversos grupos e pessoas que nem sempre propagam a verdade, ou então colocam tantos empecilhos que podem desanimar um futuro que pode sim ser promissor, e esses empecilhos são facilmente encontrados por quem não planeja, não busca por informações de qualidade ou profissionais qualificados.
Já nos deparamos com pessoas que foram ludibriadas por indivíduos de grupos de redes socias e até por proprietários de imóveis em Portugal, por isso, em muitos casos, há a necessidade de auxílio por profissionais de sua confiança.
Uma das formas mais comuns para a busca da regularização no novo país é a cidadania, onde é possível a busca de antepassados, que podem chegar até aos bisavós portugueses, para encontrar o direito a ter a cidadania portuguesa, mas há também outras formas que estão sempre sendo criadas pelo próprio governo português para vinda de brasileiros para o país, como os vistos de trabalho, que tem por objetivo uma simplificação de normas para aumentar a força de trabalho de Portugal.
Mas é preciso planejamento para não correr riscos.
Não estamos a falar da busca por outra moradia em outro bairro, cidade ou estado, mas sim de uma mudança de um país, que apesar de ter o mesmo idioma, mas com algumas ressalvas, a cultura é muito diferente, mas uma cultura que busca a valorização de um convívio, de pessoas que ao andar nas ruas em locais mais tranquilos lhe digam “bom dia” sem ao menos lhe conhecer, que valorizam as festas de sua localidade, onde reúnem-se amigos e vizinhos, compartilhando vida, presenciar o amanhecer e o entardecer de encher os olhos em um céu sem a poeira e poluição de grandes cidades, onde o céu assume a grandiosidade que é.
É muito gratificante quando participamos dessa conquista, famílias que nos procuram para lhes ajudar nesse planejamento, desde a forma mais indicada de vir para Portugal, seja por meio de requerimentos para a cidadania portuguesa ou visto, como a procura por moradia, melhores escolas, universidades e demais assessorias e aconselhamentos.
Poder receber essas famílias e levá-las do aeroporto diretamente para o imóvel arrendado ou próprio, transforma um caminho que poderia ter um início tortuoso para essas famílias em um início de novas esperanças e com folego preservado para os desafios que estão dispostos e preparados para superar.
É essa a nossa missão, ajudar a superar desafios.
Não é fácil, mas é muito gratificante para nós vermos as famílias que auxiliamos se apaixonarem por esta Nação, ver seus filhos a fazer planos de futuro, seja em Portugal ou outro país da Europa, a busca pela qualidade de vida o desejo de desintoxicação consumista que se apodera de todos, principalmente jovens, acarretando a perda de uma identidade social que se deteriora cada vez mais em todo o mundo.
Somos cada vez mais produtos do meio, a busca por um ambiente saudável, seguro deve nortear o caminho por essa estrada, uma busca que faremos juntos, pois nosso objetivo é um só: o melhor para nossa família.