Sena & Moreira Advogados

Você está visualizando atualmente Tech Visa, um visto pouco conhecido.

Tech Visa, um visto pouco conhecido.

  • Categoria do post:Visto

A Pandemia continua e não sabemos ao certo quanto tempo durará, mesmo com os programas de vacinação, tanto na Europa, quanto no Brasil e no mundo, não há como prever o início da normalidade.

Porém, quando essa normalidade voltar, muitos estudos indicam que a economia poderá ter uma boa aceleração, gerando uma melhor economia no mundo e, consequentemente, empregos.

Quando falamos de Portugal o assunto fica mais interessante.

É notório que em Portugal há falta de mão de obra especializada, como por exemplo, profissionais de TI, e demais áreas tecnológicas.

Isso se deve ao fato de Portugal não conseguir preencher a demanda por esses profissionais cada vez mais procurados, e quanto maior a procura, salários também aumentam.

Quando olhamos para o Brasil, por exemplo, onde há indícios de que a economia demorará para engrenar em virtude do mal planejamento e falta de capacidade para lidar com os efeitos da Pandemia, previsões pessimistas de que o Brasil não terá a mesma velocidade de crescimento em comparação com outras Nações que foram mais ágeis diante do cenário atual, surge então uma boa oportunidade de buscar novos horizontes e melhor qualidade de vida.

O Tech Visa é um visto específico que possui o objetivo de atrair profissionais da área tecnológica promovendo assim um desenvolvimento mais acentuado na área de tecnologia em Portugal.

O programa Tech Visa começou em 2018, objetivando a facilidade de concessão de visto e autorização de residência para imigrantes qualificados, mas para garantir uma maior segurança não só para as empresas, mas também para os profissionais, as empresas, que irão realizar o recrutamento, precisam estar certificadas para receber tais profissionais, sendo que uma das vantagens desse visto é o fato dele ser concedido mais rápido.

Primeiramente para àqueles que desejam buscar esse tipo de visto, primeiro é necessário verificar as empresas certificadas e se candidatar ao emprego. Essa certificação ocorre através de um órgão denominado IAPMEI, I.P. – Agência para a Competitividade e Inovação., no site do Instituto, é possível conferir o recrutamento para a certificação das empresas.

Conseguindo o emprego já podemos ir em busca do visto que irá permitir que o profissional receba autorização de residência em Portugal, onde geralmente o contrato de trabalho possui uma duração de dois anos, mas se verificarmos que tais profissionais são muito procurados pelas empresas, é bem provável que o empregador não irá querer te perder, desde, claro, que possua um compromisso extremamente profissional.

Podemos dar alguns exemplos de profissionais tais como aqueles da área de tecnologia da informação, engenharia de software e de programação, designers, arquitetos de infraestrutura, cientistas de dados e demais profissionais próprios do setor de tecnologia.

Mas caso a empresa não seja certificada para esse tipo de visto, também há o Visto D1 e Visto D5, onde um se refere a trabalhadores subordinados e outro para profissionais super qualificados.

Ou seja, há várias possibilidades de buscar pelo que se acredita ser melhor para uma pessoa e sua família, mas sempre se deve buscar por ajuda profissional e de confiança que poderá dar uma assessoria precisa, assim evita-se perda de tempo de dinheiro.

× Como posso te ajudar?