Diante da grave crise econômica que ocorreu na Europa, com graves consequências para Portugal, o Governo português criou algumas medidas para que haja um aumento da força de trabalho no país, uma vez que a crise fez com que muitos portugueses jovens, saudáveis e bem instruídos fossem em busca de melhores condições de vida em outros países.
Portugal apresenta um dos mais baixos salários da Europa, €580,00 (quinhentos e oitena euros), onde 23% da população portuguesa recebe esse valor. Diante esse quadro, o governo português busca novas formas de atrair investidores e mão de obra qualificada para o país.
“A ideia é permitir não apenas ao estudante, mas a todo cidadão, circular no espaço da comunidade de países de língua portuguesa”,
Marcelo Rebelo de Sousa – Presidente Portugal
De acordo com o Presidente da República Portuguesa, “A ideia é permitir não apenas ao estudante, mas a todo cidadão, circular no espaço da comunidade de países de língua portuguesa”, dando ênfase aos profissionais estrangeiros que poderão concorrer por vagas de emprego, onde será levada em consideração a equivalência de títulos profissionais e acadêmicos entre os países de língua lusófona.
Os trabalhadores brasileiros, que estiverem trabalhando e vivendo em Portugal, poderão agregar esse período trabalhado à sua aposentadoria, garantindo assim direitos sociais como previdência social e moradia.
O diferencial para os brasileiros, como sempre é apontado por todos, é a qualidade de vida que Portugal oferece onde há melhores condições de segurança e alimentos mais saudáveis.
Muitos buscam essa qualidade e para àqueles que possuem vontade de dar um melhor para si e sua família, Portugal pode ser uma grande oportunidade.
A característica do brasileiro de ser trabalhador, ter idéias e garra para buscar seus desejos, é um diferencial que deve ser levado em conta, não que o português não tenha essas características, mas o brasileiro enfrenta com mais ânimo as diversidades que encontra pela frente, não é a toa que o brasileiro tem a fama de alegre e caloroso, ingredientes que são muito bem vindos para um continente que às vezes é sério demais.