Portugal é um dos destinos principais dos brasileiros que querem morar fora do país, sendo a língua uma grande vantagem, um facilitador na adaptação, além de ser uma porta para Europa.
Existe um acordo entre Brasil e Portugal que permite que os jovens brasileiros entrem nas universidades portuguesas através do ENEM, onde desde 2014, com a regulamentação do estatuto do estudante internacional em Portugal, foi possibilitado aos estudantes brasileiros utilizarem a nota do ENEM para disputarem vagas nas universidades portuguesas.
Porém não há uma regra única que sirva para todas as universidades, sendo que cada instituto possui exigências e lista de documentos próprios, sendo importante para o estudante brasileiro primeiro definir o curso e a universidade que melhor pode se enquadrar ao seu desejo. Importante constar que não se aplica a nota do ENEM ao curso de medicina.
Para àqueles que possuem a dupla nacionalidade, a nota do ENEM também não se aplica, portanto o estudante deve cumprir as mesmas regras que o estudante português para ingressar na universidade, ou seja, realizar as provas de ingresso ao ensino superior pelo Exame Nacional de Portugal que ocorre normalmente nos meses de junho e julho, pagando valores das propinas de um estudante português, que geralmente são muito mais baixos do que o valor anual para o estudante internacional.
Portanto, este é o momento para buscar boas orientações sobre um assunto que irá nortear a vida do jovem, abrindo grandes possibilidades de ensino e trabalho em uma comunidade sólida, com ótima qualidade de vida e futuro promissor!