Sena & Moreira Advogados

No momento, você está visualizando CONSELHO DE MINISTROS APROVA MOBILIDADE NA CPLP, ONDE VISTOS PODERÃO SER CONCEDIDOS DE FORMA IMEDIATA.

CONSELHO DE MINISTROS APROVA MOBILIDADE NA CPLP, ONDE VISTOS PODERÃO SER CONCEDIDOS DE FORMA IMEDIATA.

  • Categoria do post:Visto

1. O Conselho de Ministros aprovou hoje o decreto regulamentar que altera o diploma que define as condições e procedimentos de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional, na sequência das recentes alterações à Lei de Estrangeiros.

– As alterações hoje aprovadas promovem a mobilidade e a liberdade de circulação no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), permitindo a execução do Acordo sobre a Mobilidade entre os Estados-Membros da CPLP. Neste âmbito, destacam-se as seguintes medidas:
(I) Deferimento liminar dos pedidos de visto CPLP;
(II) Dispensa de apresentação presencial para requerimento de visto;
(III) Dispensa de apresentação da seguinte documentação para a emissão de visto:
– Seguro de viagem válido, que permita cobrir as despesas necessárias por razões médicas, incluindo assistência médica urgente e eventual repatriamento;
        – Comprovativo da existência de meios de subsistência;
– Cópia do título de transporte de regresso, salvo quando seja solicitado visto de residência.
(IV) A concessão de visto de residência CPLP confere ao seu titular o direito de requerer a autorização de residência CPLP;
– As alterações pretendem ainda contribuir para a resposta à necessidade de mão de obra com vista à revitalização da economia;
– O novo regime promove igualmente os canais regulares, seguros e ordenados de migrações, reforçando o combate à imigração ilegal e ao tráfico de seres humanos.
Importante informar que ainda não está válido, mas é apenas uma questão de tempo.
O intuito do governo é promover para que os interessados quando virem para Portugal, o façam de forma legal, sem buscar por vistos de turismo e, através deles, ficarem no país, o que acaba por levar a ilegalidade. ou seja, os interessados que são cidadãos dos Estados-Membros da CPLP, poderão de forma simples e rápida conseguir o visto para a busca de trabalho, desde que não haja ordem de restrição.
× Como posso te ajudar?