Em meados de 2023, deverá entrar na Europa um novo sistema de autorização de viagens para o brasileiro, entre outras nacionalidades, Etias (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens).
Esse novo sistema tem por objetivo realizar uma triagem de pessoas que possam por em risco a segurança da região conhecida como Espaço Schengen, que é o conjunto dos 26 países da Europa que fazem parte do acordo de livre circulação entre pessoas das nações integrantes.
O Etias não é um visto, é uma autorização de viagem, semelhante ao Vista dos Estados Unidos, onde através de uma plataforma digital, o interessado deverá preencher um formulário online com informações pessoais, antecedentes criminais e informações sobre a viagem que será realizada e, após checagem, será emitido a autorização de viagem que permitirá que a pessoa permaneça no território europeu por um prazo de até 90 dias, dentro de um período de 180 dias, sendo que, quando retornar ao país de origem, será preciso esperar um intervalo de 90 dias para retornar ao continente europeu.
Não sendo um visto, o Etias é direcionado para turismo ou negócios.
Será necessário também que o passaporte tenha validade de pelo menos três meses a partir da data de entrada no pedido, cartão de crédito ou débito para pagamento da taxa, que deve ficar em torno de 7 euros, onde menores de 18 e maiores de 70 anos deverão ser isentos da taxa, e endereço de email válido, estima-se que a autorização seja emitida em até 15 dias, podendo ser estendido para 30 ou 60 dias dependendo do caso.
Ainda não há uma data certa para o início desse novo procedimento, mas tudo indica que o sistema será implantado ainda no primeiro semestre de 2023, complicando um pouco a viagem de quem quer conhecer a Europa.
Para àqueles que possuem o direito, mais um bom motivo para tentar a nacionalidade portuguesa e se livrar dessa limitação.