Sena & Moreira Advogados

No momento, você está visualizando Como é o futebol em Portugal e como posso tentar jogar em algum clube?

Como é o futebol em Portugal e como posso tentar jogar em algum clube?

Está certo que o Brasil é considerado o país do futebol, mas quando se compara a estrutura e o cuidado que os portugueses têm para com os jovens atletas que praticam o esporte Portugal ganha de goleada.

No Brasil muitas crianças e jovens procuram por escolas de futebol, geralmente tais escolas possuem a bandeira de um grande clube brasileiro, mas isso não significa que irão pular para as categorias de base dos clubes.

Essas escolas são apenas franquias que, de tempos em tempos, tentam fazer com que seus alunos façam testes nos clubes.

Então existe chance de revelação?

Bom, tem que se destacar muito, ou então quando for preencher a ficha de inscrição indicar um bom padrinho…, isso mesmo, o famoso QI (quem indica) é um item que existe em muitas dessas fichas de inscrição, até o Cafú, capitão do pentacampeonato mundial pelo Brasil, antes do sucesso na carreira, em uma dessas peneiras no Atlético Mineiro, sequer foi para o campo por não ter esse QI e logo foi dispensado sem derramar uma gota de suor (sorte do São Paulo).

Além do que esses testes são aplicados para centenas de jovens e acredito que não seja possível fazer uma boa avaliação de todos.

Vamos para um exemplo.

De novo o capitão Cafú, foram umas 9 peneiras até ter a sua chance, mas conseguiu na base da persistência por acreditar na sua qualidade, na sua estrela e nos deixa um ensinamento:

Até hoje, para cada não que recebo, vou atrás de um sim!”

Cafú – Capitão da Seleção Brasileira Pentacampeã Mundial de Futebol

E para a alegria dos brasileiros ele conseguiu.

Mas e Portugal?

Percebi ao chegar ao país que os portugueses são fanáticos pelo futebol, são muitos campos públicos com grama sintética, boas estruturas, além dos jovens que praticam o esporte em diversas escolas espalhadas pelo país, escolas que são ligadas a Federação Portuguesa de Futebol, FPF, onde as mensalidades dessas escolas são baixas, em torno de 20 euros por mês e mais um valor pelo kit de treino e jogo, os treinamentos ocorrem, em sua maioria, em campos de grama sintética, com acesso a balneários, disputam campeonatos organizados pela FPF e torneios onde os jovens podem disputar com escolas de outros países da Europa, etc.

É um grande aprendizado mas, principalmente, é uma grande visibilidade!

No Brasil as escolinhas geralmente jogam entre si, em muitos caso com péssimas condições de estrutura, com campo de terra, buraco, etc., e ainda tem que pagar para participar dessas disputas que possuem visibilidade praticamente zero, enquanto que em Portugal o nível é bem profissional.

Como já disse acima, a visibilidade desses jovens ao disputar os campeonatos e torneios em Portugal é real, onde escolas disputam os alunos entre si, onde “olheiros” de grandes clubes de Portugal também ficam atentos com os jovens promissores.

Isso não significa que seja fácil, mas as oportunidades entendo que são maiores quando comparamos com um país desigual como o Brasil entre outros.

Ok. E qual é o melhor caminho?

Primeiro é acreditar e depois trabalhar, trabalhar muito para alcançar os objetivos, uma vez que o futebol europeu tem muita técnica, força e é muito competitivo, mas ter talento é um diferencial.

Importante é estar regularizado, todos sabemos que muitos embarcam no sonho sem um planejamento, uma ajuda externa de confiança e o sonho acaba de forma muito traumática, é necessário controlar a ansiedade, e não se preocupar muito com a questão de idade por ser achar um velho de 20 anos, que aqui na Europa o entendimento é um pouco diferente.

Um dos caminhos para a regularização é o visto E5, que é direcionado para os desportistas amadores, e um dos requisitos para o visto é um contrato de trabalho com um clube ou uma associação desportiva em Portugal.

O visto é o caminho mais direcionado, mas cada caso é um caso, e possa ser que haja outras possibilidades para a legalização, cada caso deve ser analisado.

No nosso grupo temos parceiros que podem fazer essa ponte do jovem atleta para o grupo esportivo.

O caminho dos jovens atletas geralmente começam em clubes de menor expressão, com recebimento de salários e conforme for a evolução e garra do atleta os clubes de 1ª divisão vão em busca desses jovens, assim como também clubes de outros países.

A concorrência é boa, mas ela estimula a sermos melhores.

Portugal vem se destacando no esporte nos últimos anos, seja pelo grande CR7, seja por seus misters que vem ganhando cada vez mais os holofotes do futebol mundial e os títulos que o país vem conquistando.

Mas lembrem-se, é muito importante o seu planejamento, uma ajuda profissional que lhe facilite o caminho que pode significar uma grande economia de dinheiro e tempo, portanto preparem o espiríto e o físico, realizem gravações em vídeo de seu futebol que é uma ferramenta muito utilizada aqui em Portugal para se fazer as primeiras avaliações.

Agora resta suar a camisa e ter a certeza que mais vale tentar do que nunca tentar e como já disse o mago Paulo Coelho:

“É o que chamamos na linguagem do deserto de morrer de sede quando as tamareiras ja aparecem no horizonte”.

Então vamos pro jogo!

× Como posso te ajudar?